Manifesto dos funcionários do CRR em relação ao Convênio Cândido

20/01/2012 at 16:13 Deixe um comentário

O Centro de Referencia em Reabilitação (CRR-Sousas), nos enviou o seguinte manifesto para publicação.

“Manifesto dos trabalhadores e usuários do Centro de Referencia em Reabilitação (CRR-Sousas)

Campinas, 20 de janeiro de 2012.

Aos usuários do SUS Campinas, trabalhadores, gestores e população em geral.

Os funcionários do Centro de Referência em Reabilitação “Jorge Rafful Kanawaty” contratados pelo convênio com o SSCF (Serviço de Saúde Cândido Ferreira), vêm, em conjunto com os demais trabalhadores deste centro, gestores e conselheiros locais de saúde, informar e esclarecer as funções que exercem na assistência aos usuários, bem como pedir o apoio de todos para uma resolução satisfatória desta grave crise. 

Inicialmente é fundamental compreender o papel desempenhado pelo SSCF no SUS. Trata-se de uma instituição que tem um papel histórico na formulação das políticas públicas em saúde mental, na luta anti-manicomial e na sua plena vinculação institucional ao SUS, incluindo na sua diretoria a participação de usuários.

O atual convênio iniciou-se há vinte anos visando melhorar a assistência em Saúde Mental, sem qualquer fim lucrativos. Mais recentemente, passou a suprir demandas de outras áreas como atenção básica, vigilância , especialidades, saúde da família, reabilitação, entre outras. Assim, sempre representou uma solução, diante das opções do executivo por não realização de concursos públicos e ajudou a enfrentar as demandas crescentes de assistência à saúde. Hoje, este Centro conta com 2 fisioterapeutas, 2 fonoaudiólogos, 1 psicólogo, 1 auxiliar de enfermagem e 1 assistente administrativo na recepção do serviço . Se não mantidos, haverá um impacto direto na assistência em todos os nossos programas que tratam de Acidentes Vascular Encefálicos, Traumatismos Raqui-Medular, Traumatismos Crânio- Encefálicos, Protetizaçaõ em Amputações, etc. Algumas ações são realizadas exclusivamente com estes funcionários como é o caso do tratamento de afasias, disfagias, seqüelas comuns em quem tem o Derrame.

Isto significa que estes trabalhadores desempenham a função de agentes públicos de forma idêntica aos trabalhadores concursados e que além do enorme prejuízo à assistência à saúde da população, estes trabalhadores e suas famílias não podem ser penalizados pelas decisões equivocadas e de longa data do poder executivo, como a não priorização de concursos públicos que, sequer , tem amparo na Lei de Responsabilidade Fiscal.

Diante disso, propomos:

1-a manutenção do emprego de todos os atuais trabalhadores até a realização de concursos públicos para cada categoria profissional.

2-que o concurso publico ofereça necessariamente, o numero de vagas igual ou superior ao atual quadro de funcionários do convenio.

3-a participação de representantes dos trabalhadores afetados em todas as discussões e decisões que lhes dizem respeito.”

Entry filed under: Humaniza SUS. Tags: .

Nossos números de 2011 Manifestação dos trabalhadores Cândido Ferreira

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Bem-vind@s!

Esse é o blog do Núcleo de Comunicação do SUS Campinas.

Esse blog é dedicado a divulgar a produção dos trabalhadores da Secretaria Municipal de Saúde. O Núcleo de Comunicação é um empreendimento da Política de Humanização do SUS Campinas. Pretendemos ser um ponto de intercessão, um local de encontros, onde comunidade e profissionais tomem contato com ações, projetos e experiências que iluminam nossa rede.

Estamos abertos a sugestões, idéias e parcerias.

Desejamos uma boa navegação!

Visitantes

  • 42,911

Álbum de Fotos Flickr

Mais fotos

%d bloggers like this: