Secretaria de Saúde inicia capacitação de agentes de saúde para controle da dengue na cidade

03/01/2012 at 14:47 Deixe um comentário

A Coordenadoria de Vigilância em Saúde de Campinas (Covisa) em parceria com o Centro de Educação dos Trabalhadores da Saúde (Cets) iniciou nesta quinta-feira, 29 de dezembro, na Estação Cultura, o trabalho de acolhimento e capacitação dos quinhentos Agentes Comunitários de Saúde (aproximadamente) que atuarão no controle da dengue em Campinas. Os encontros ocorrerão em cinco turmas de cem agentes e devem estar concluídos em meados de janeiro. 

A capacitação estará a cargo de médicos e profissionais de saúde dos cinco Distritos de Saúde do município. Conforme explica Aloidé Ladeia Guimarães, coordenadora do Cets, os Agentes de Saúde receberão informações sobre a doença, a situação epidemiológica em Campinas e no País, além das ações de controle que serão desencadeadas.

“O papel desses agentes que já começam a trabalhar neste mês de janeiro, será o de busca ativa de casos e o de verificação do índice de Breteau, que é o valor numérico que define a quantidade de larvas encontrada nas residências”.  Segundo Aloide, ao mesmo tempo em que ocorre o acolhimento e a capacitação, os Distritos de Saúde já começam a mobilizar as unidades de saúde para desenhar a estratégia para cada território.

Para a médica veterinária e sanitarista da Covisa Andrea Von Zuben, a chegada desses agentes terá um impacto positivo no controle da dengue. Segundo ela, a cidade se prepara para um ano difícil em 2012, com possibilidades de epidemia.

“Consideramos a possibilidade de epidemia quando verificamos um aumento do número de casos em novembro deste ano quando, normalmente, esse aumento começa no início do ano. Além disso – complementa – corremos o risco da ocorrência de casos mais graves da doença, pois já se verificou a circulação dos sorotipos 1, 2 e 3 na cidade”.

Andrea faz questão de destacar que as ações da Secretaria de Saúde só surtirão o efeito esperado se a comunidade se engajar nessa campanha e houver o comprometimento de todos. “É preciso que cada cidadão cuide de seu quintal e que todos façam a sua parte”, advertiu a médica.

Situação da doença – Em 2011, Campinas enfrentou a segunda maior epidemia de dengue das últimas décadas, com 3.044 casos e uma morte. A primeira em número de casos ocorreu em 2007, com mais de 10 mil casos ou 1.089,4 por grupo de 100 mil habitantes. Além disso, neste ano, a cidade registrou 26 casos de Febre Hemorrágica da Dengue (FHD).

Texto de Marco Aurélio Capitão.

Confira todas as fotos do encontro aqui.

Entry filed under: Humaniza SUS, Novos. Tags: .

Estão abertas as inscrições para o concurso público da SMS Campinas! Entrega da Carta dos Gestores da SMS ao Prefeito Pedro Serafim

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Bem-vind@s!

Esse é o blog do Núcleo de Comunicação do SUS Campinas.

Esse blog é dedicado a divulgar a produção dos trabalhadores da Secretaria Municipal de Saúde. O Núcleo de Comunicação é um empreendimento da Política de Humanização do SUS Campinas. Pretendemos ser um ponto de intercessão, um local de encontros, onde comunidade e profissionais tomem contato com ações, projetos e experiências que iluminam nossa rede.

Estamos abertos a sugestões, idéias e parcerias.

Desejamos uma boa navegação!

Visitantes

  • 42,911

Álbum de Fotos Flickr

Mais fotos

%d bloggers like this: