Rumo à IX Conferência Municipal de Saúde

26/08/2010 at 14:52 Deixe um comentário

O SUS Campinas está aquecendo-se “Rumo à IX Conferência Municipal de Saúde”!

A Comissão Organizadora está agendando  “Plenárias Preparatórias”, trazendo para o debate temas que vêm movimentando as discussões nos espaços coletivos do SUS.

É frequente o questionamento acerca da validade das conferências como instâncias máximas de decisão quanto aos rumos da política de saúde. Neste sentido, Haydée Lima (Médica, pediatra e sanitarista. Integrante do Centro de Educação dos Trabalhadores da Saúde – CETS), militante do SUS desde a primeira hora, presente em todas as conferências realizadas em Campinas, escreveu um texto que foi postado no grupo de e-mails da comissão organizadora. Tomamos contato com esse texto e o trouxemos ao blog, para compartilhar um pouco as discussões que já estão ocorrendo.

Companheiros,

Sempre que vai chegando uma nova Conferência Municipal de Saúde algumas pessoas perguntam: porque fazer uma nova Conferência se grande parte das deliberações das Conferências anteriores ainda nem foi implantada? Para alguns militantes mais novos, essa pergunta funciona como um balde de água fria no entusiasmo dos que vêm se empenhando na organização da nova conferência. E é natural que isso aconteça, pois se perguntam: “Se quem é mais velho está dizendo que não adianta nada, porque muita coisa ainda nem foi implantada. Meu esforço também será perdido”. Eu que participo em Campinas, de todas, desde a primeira Conferência, gostaria de dizer que não consigo ver sentido nessa questão. É claro que nas Conferências sonhamos alto e, além disso, o próprio exercício da democracia direta no nosso país ainda é uma luta que enfrenta a tradição autoritária e centralizadora de grande parte dos gestores e e da cultura do nosso povo. Porém, a democracia se constrói com o próprio exercício dela. As Conferências são esse exercício. Posso garantir que nunca saímos delas do mesmo jeito que entramos. E enquanto exercitamos essa democracia vamos aprendendo mais. Precisamos superar a cultura de que as Conferências são para os grupos competirem e aprovarem suas propostas. As Conferências são espaços potentes de aprendizado e de construção de políticas. Suas deliberações sempre nos ensinam alguma coisa. Mesmo quando tivermos de reafirmar posições seguidamente ou voltar atrás e aceitar que deliberamos equivocadamente. A força das Conferências reflete a potência da democracia que a sociedade conseguiu construir. Se os delegados só representam a si mesmos ou são eleitos por “aparelhos” e acabam aprovando propostas que depois os movimentos não sustentam, isso é um problema da nossa democracia que precisamos enfrentar. As Conferências são bons espaços para avaliarmos isso.

Com muito ânimo para construir uma IX Conferência verdadeiramente democrática,

Haydée.

Caso você tenha interesse em participar do grupo de emails “Rumo à IX Conferência Municipal de Saúde”, clique aqui para visualizar a página e inscrever-se.

Entry filed under: Rede SUS Campinas. Tags: .

Acolhimento dos Novos Trabalhadores II Fórum Municipal de Humanização na Construção de Redes Solidárias

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Bem-vind@s!

Esse é o blog do Núcleo de Comunicação do SUS Campinas.

Esse blog é dedicado a divulgar a produção dos trabalhadores da Secretaria Municipal de Saúde. O Núcleo de Comunicação é um empreendimento da Política de Humanização do SUS Campinas. Pretendemos ser um ponto de intercessão, um local de encontros, onde comunidade e profissionais tomem contato com ações, projetos e experiências que iluminam nossa rede.

Estamos abertos a sugestões, idéias e parcerias.

Desejamos uma boa navegação!

Visitantes

  • 42,912

Álbum de Fotos Flickr

Mais fotos

%d bloggers like this: