Vídeo: Quando as Janelas se Abrem

10/11/2010 at 23:56 2 comentários

O primeiro vídeo realizado por nosso Núcleo de Comunicação foi o vídeo documentário “Quando as Janelas se Abrem: o papel da arte na reabilitação”.

A proposta do vídeo surgiu por parte de duas profissionais do Centro de Referência em Reabilitação “Jorge Rafful Kanawaty” (CRR Sousas), Karina Cyrineu Vale e Maria Rodrigues Naves. Elas nos trouxeram diversas imagens do CRR e dos pacientes, gravadas por um voluntário (o videografista Jayme Pereira Júnior), e nos pediram ajuda para fazer a edição de arte do material. Nós abraçamos o projeto e após duas semanas tínhamos nosso primeiro vídeo em mãos.

De lá pra cá muita água correu. Estreamos nosso Blog e nossa Carta de Notícias. Trabalhamos em campanhas, registramos e apoiamos eventos, produzimos outros videos (como o longa documental sobre o Acolhimento na Rede) e produzimos outras mídias informativas (cartazes, folders, convites) para diferentes áreas e serviços da SMS. Mas tudo isso não tira o sentimento especial por este primeiro trabalho, que finalmente está disponível na internet.

obs: o vídeo acima não aparecerá e o link não funcionará, se o acesso ao Youtube estiver bloqueado.

O vídeo já rendeu muito mais que o esperado….

Foi apresentado em abril num Congresso sobre Trauma na Unicamp, no encerramento da IX Semana de Luta da Pessoa com Deficiência, setembro, em Campinas e em outubro no IX Congresso Brasileiro de Arteterapia, em São Paulo, além das exibições aos usuários e profissionais do próprio serviço seguidas de rodas de conversa. Agora ganhará uma tiragem de 200 cópias, que serão entregues para os participantes do vídeo e parceiros do CRR durante o Desfile de Moda Inclusiva a ser realizado  na Vert, em Sousas, no dia 25 de novembro.

Para fechar, segue abaixo um texto escrito especialmente para o vídeo, pela Karina e pela Maria, com muito mais detalhes sobre o vídeo, o exercício da arte na reabilitação e o belo trabalho realizado no CRR. Não deixe de ler!

__________________________________________________________________________________________

Quando as janelas se abrem: o papel da arte na reabilitação

Karina Cyrineu Vale1

Maria Rodrigues Naves2

O Centro de Referência em Reabilitação(CRR) de Campinas é um serviço do SUS que presta assistência a crianças e adultos com deficiência física permanente ou temporária. Vivendo um processo de ampliação da atenção para além do atendimento médico e fisioterapêutico, o CRR em suas ações vem se pautando num trabalho interprofissional nos moldes da clínica ampliada onde a inclusão desses pacientes passa pela mudança do olhar e de estratégias na reabilitação, buscando a integralidade como paradigma norteador. Os recursos da Saúde Integrativa (acupuntura, tai chi chuan, homeopatia, fitoterapia) juntam-se aos recursos da arte como potencialização e ampliação do processo terapêutico.

Tendo como fio-condutor a fala dos usuários, o vídeo focou a arte no processo terapêutico. Envolvendo voluntários, terapeutas do CRR e o Núcleo de Comunicação da Secretaria de Saúde, configurou uma diversidade de olhares e experiências.

O vídeo desde a sua construção vem permitindo uma reflexão crítica sobre a clínica em reabilitação dentro de uma política em Saúde Pública. A proposta de trabalhar a Reabilitação Física com ofertas de oficinas e grupos terapêuticos é uma proposta inovadora que visa o cuidado integral do paciente em reabilitação. O registro deste trabalho possibilita a divulgação e a reflexão desta oferta, aperfeiçoamento da mesma e divulgação para pacientes e serviços afins. Para além do registro, o próprio processo de criação do filme e a exibição do produto final mostrou-se como um recurso terapêutico possível.


A partir desse enfoque, o filme tem sido exibido a pacientes e profissionais seguido de rodas de conversa, sensibilizando discussões do processo terapêutico e gerando reflexões e ressignificações das experiências subjetivas de cada expectador.

O lançamento oficial do filme ocorreu num evento organizado dentro da Semana de Luta da Pessoa com Deficiência.

Foi no salão vermelho, dia 27 de setembro das 9 às 11h. A exibição foi seguida de uma mesa aberta com a presença da idealizadora do filme, Karina Cyrineu Vale, psicóloga do CRR, o editor do mesmo, o cineasta do Núcleo de Comunicação da Secretaria de Saúde da PMC, Marcos Botelho, o Prof. Dr. Gastão de Wagner de Sousa Campos, a Presidente do Conselho de Direitos da Pessoa com Deficiência, Roseli Bianco,usuária do CRR. Mediando a discussão, a enfermeira, terapeuta de família e mestranda pelo Departamento de Medicina Preventiva pela FCM/Unicamp, Cláudia Cacau Fúria César.


O evento contou com a presença de autoridades da Secretaria Municipal de Saúde, como o Dr.Adail de Almeida Rollo e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Dr. Pedro Humberto Scavariello, além da Coordenadora da Área de Reabilitação da Secretaria de Saúde do Município, Dra. Maria Luiza Ardhinghi Brollo.

Estavam presentes também os profissionais e usuários do CRR e instituições e serviços que, intersetorialmente, compõem uma grande rede que confere integralidade às nossas práticas: Ministério do Trabalho, Secretarias Municipal e Estadual de Educação, Secretaria de Cidadania, Assistência e Inclusão Social, INSS, Sociedade de Equoterapia de Campinas, Serviços Conveniados em Reabilitação, entre outros.

Uma ampliação da roda de discussão do filme, que parte do objetivo de dar visibilidade a uma prática que visa o olhar da integralidade do sujeito, integrando os parceiros que compõem essa grande tecitura. Como num trabalho de tear, todos que formam essa rede têm seu papel e importância para a composição final da obra….


1Psicóloga clínica de formação psicanalítica e arteterapeuta do Centro de Referência em Reabilitação(CRR)

2Psicóloga sanitarista, coordenadora do CRR.

________________________________________________________________________________________

Veja da estréia do vídeo aqui.

About these ads

Entry filed under: Humaniza SUS. Tags: .

IIIª Plenária Rumo à IX Conferência Municipal de Saúde de Campinas Bazar Beneficiente

2 Comentários Add your own

  • 1. Heloisa Maria Carneiro Leão  |  17/11/2010 às 22:07

    PARABÉNS – FICOU MARAVILHOSO

    QUERO ACREDITAR QUE PODE SER O INÍCIO DE UMA NOVA ERA

    QUEM SABE OS CÉTICOS POSSAM COMEÇAR A ENTENDER O QUE É SAÚDE – QUE A PRIORIDADE É O SER HUMANO E SEUS SENTIMENTOS

    Responder
  • [...] Vídeo: Quando as Janelas se Abrem Novembro, 2010 1 comentário 4 [...]

    Responder

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Bem-vind@s!

Esse é o blog do Núcleo de Comunicação do SUS Campinas.

Esse blog é dedicado a divulgar a produção dos trabalhadores da Secretaria Municipal de Saúde. O Núcleo de Comunicação é um empreendimento da Política de Humanização do SUS Campinas. Pretendemos ser um ponto de intercessão, um local de encontros, onde comunidade e profissionais tomem contato com ações, projetos e experiências que iluminam nossa rede.

Estamos abertos a sugestões, idéias e parcerias.

Desejamos uma boa navegação!

Visitantes

  • 39,043

Álbum de Fotos Flickr

Mais fotos

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: